Seja bem-vindo
Brasil,30/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, vence eleições do Canadá, mas terá que formar coalizão

g1.globo.com
Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, vence eleições do Canadá, mas terá que formar coalizão


Sigla conquistou 169 cadeiras, três a menos do que o necessário para governar o país com maioria no Parlamento. Nesta terça (29), Carney conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, por telefone. Partido Liberal, do atual primeiro-ministro, vence as eleições no Canadá
O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro, Mark Carney, venceu as eleições do Canadá — mas não conquistou a maioria dos assentos no Parlamento e terá de formar uma coalizão para governar, segundo a projeção da rede de TV CBC Canada.
Com isso, Carney, que assumiu a chefia de governo em março, deve continuar no poder. O Partido Liberal conquistou 169 cadeiras, três a menos do que o necessário para governar o país com maioria.
Após a vitória, Carney disse que conversou como presidente dos EUA, DOnald Trump, apontado como pivô da vitória dos libeiras (leia mais abaixo). Os dois líderes concordaram em se encontrar no futuro próximo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os conservadores foram a segunda sigla mais votada, obtendo 144 cadeiras em Ottawa.
O Bloc Québécois ficou em terceiro, com 22 cadeiras. O partido tem viés social-democrata e defende a soberania da província de Quebec, ex-colônia francesa que mantém o francês como língua oficial e tem diferenças culturais com o resto do país.
Mark Carney acena para apoiadores em festa da vitória em Ottawa, Ontário, em 29 de abril de 2025.
Dave Chan / AFP
Reviravolta
Há apenas alguns meses, o caminho parecia livre para o Partido Conservador canadense, liderado por Pierre Poilievre, voltarem ao poder após dez anos do governo liberal de Justin Trudeau.
Mas a volta de Donald Trump à Casa Branca mudou o panorama. A guerra comercial promovida pelo republicano e suas ameaças de anexar o Canadá, que ele repetiu no dia das eleições, provocaram indignação entre os canadenses e transformaram em prioridade como lidar com os Estados Unidos.
Antes dessa reviravolta, o Partido Liberal chegou a ficar 20 pontos percentuais atrás dos conservadores nas pesquisas eleitorais.
Após as declarações de Trump, entretanto, Carney prometeu uma abordagem firme com Washington em relação às tarifas e disse que o Canadá precisaria gastar bilhões para reduzir sua dependência dos Estados Unidos. Mas os conservadores, de centro-direita, que pediam mudança após mais de nove anos de governo liberal, mostraram uma força inesperada.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.